Israel e Hamas discutem ampliação de acordo de trégua em Gaza para incluir libertação de reféns masculinos e militares

As negociações entre Israel e o Hamas para uma nova fase do acordo de trégua em Gaza estão em andamento. O foco principal das discussões é a possibilidade de libertação de reféns do grupo islâmico, incluindo homens e militares, e não apenas mulheres e menores.

Os líderes da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e do Mossad de Israel se reuniram em Doha com o primeiro-ministro do Catar para discutir um novo cessar-fogo mais duradouro. Essas conversas aconteceram após os negociadores do Catar se reunirem com autoridades do Hamas para avaliar a disposição em concordar com os novos parâmetros.

A presença do diretor da CIA, William Burns, em Doha para discutir o conflito Israel-Hamas e as questões dos reféns mostra a importância dada pelos Estados Unidos a essa situação. A reunião também contou com a participação de David Barnea, chefe do serviço de inteligência israelense Mossad, e do primeiro-ministro do Catar, Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani.

O Catar tem desempenhado um papel central nas negociações entre o Hamas e Israel, e o Catar anunciou a prorrogação do acordo de trégua de quatro dias em Gaza, que estava previsto para terminar na noite de segunda-feira (27).

A trégua atual é significativa, pois representa a primeira pausa no conflito em sete semanas. Durante esse período, Israel bombardeou fortemente Gaza em resposta a um ataque do Hamas, causando uma alta de mortes e reféns na região.

As negociações continuam no sentido de ampliar a trégua, incluindo a libertação de mais reféns por parte do Hamas e o compromisso de ambas as partes de manter o cessar-fogo. No entanto, até o momento, não há indicações de que o Hamas esteja disposto a libertar homens ou militares israelenses entre os capturados.

Com a prorrogação do acordo de trégua, as esperanças de uma solução pacífica para o conflito na região se mantêm, e os esforços diplomáticos estão em andamento para garantir um cessar-fogo duradouro e a libertação de todos os reféns.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo