O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, atribuiu o aumento ao lançamento de novas lojas e promoções. Ele destacou que as atividades promocionais se intensificam no segundo semestre, além da renda mais estável e menor variação nos preços dos itens de consumo dos lares. Entre janeiro e novembro, 573 lojas entraram em operação, com os supermercados e atacarejos liderando o ranking.
Apesar do aumento em outubro, os preços tiveram quedas significativas durante o ano. A redução chegou a 6,43% de janeiro a outubro e a 5,08% nos últimos 12 meses, influenciada principalmente por itens como óleo de soja, feijão, cortes bovinos e frango congelado. O valor da cesta de 35 produtos de consumo básico subiu 0,10% em outubro em comparação a setembro.
Os destaques positivos do mês foram batata, cebola, arroz, carne bovina, açúcar refinado, tomate, extrato de tomate e pernil. Por outro lado, a cesta de lácteos teve uma retração, com destaque para o leite longa vida, queijos e margarina cremosa. Na categoria de produtos básicos, as maiores quedas vieram do feijão, óleo de soja, café, farinha de mandioca e farinha de trigo.
Quanto às proteínas, ovos e a carne bovina dianteira mantiveram os preços em queda, enquanto a carne bovina traseira, pernil e frango congelado tiveram aumento. Na categoria de higiene e beleza, sabonete e xampu tiveram queda, enquanto papel higiênico e creme dental tiveram um aumento. Na limpeza, houve redução nos preços de sabão em pó, detergente líquido para louças e água sanitária.