Conferência “Democracia, Movimento Social e o Cenário Atual” ocorre na Estação Carioca, no Rio, com James Naylor Green.

A Estação Carioca, conhecido ponto de encontro e circulação diária de milhares de cariocas, será palco de uma importante conferência nesta sexta-feira (1º) às 19h. O tema escolhido para a ocasião é “Democracia, Movimento Social e o Cenário Atual no Brasil e EUA”, e contará com a presença de James Naylor Green, reconhecido doutor em história, professor da Universidade de Brown (EUA) e fundador do Movimento LGBTI+ Brasileiro.

Além de Green, o evento contará com a participação de outros debatedores influentes e engajados na luta pela igualdade e inclusão. Camila Marins, ativista lésbica negra e editora da Revista Brejeira, Jaqueline Gomes de Jesus, ativista trans negra e Cláudio Nascimento, ativista gay negro e presidente do Grupo Arco-Íris, prometem adicionar uma riqueza de perspectivas à discussão.

A conferência integra o contexto da exposição “Amor & Luta”, que tem o objetivo de apresentar a história do movimento LGBTI+ e do Grupo Arco-Íris, que recentemente celebrou 30 anos de atuação em prol da diversidade e dos direitos humanos. A mostra inclui painéis ilustrativos, fotografias e peças de vestuário e se divide em diferentes setores, cada um prestando homenagem a diferentes aspectos da cultura e da luta política LGBTI+.

Em meio a um atual cenário político conturbado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o debate sobre democracia, movimento social e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTI+ ganha ainda mais relevância. Camila Marins destaca a importância de construir uma resistência internacional a partir dos movimentos sociais para garantir a defesa dos direitos humanos e repensar as bases de uma democracia inclusiva.

Jaqueline Gomes de Jesus também ressalta a importância do debate ao abordar diversas dimensões do debate democrático e o financiamento na produção de conhecimento pensando a população LGBT global. Afinal, as discussões não se restringem apenas às políticas públicas, mas também abrangem ações concretas que impactam diretamente a vida das pessoas.

Dessa forma, a conferência e a exposição “Amor & Luta” prometem ser espaços de reflexão e propagação de conhecimento, reforçando a importância da resistência e da celebração da diversidade como valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo