Defesa Civil de Alagoas monitora área da mina 18 e alerta para disseminação de fake news

A Defesa Civil de Alagoas está em alerta constante, monitorando a área da mina 18 da Brasken, no bairro do Mutange. A preocupação é justificada diante do possível colapso iminente, que poderia gerar impactos significativos na região. De acordo com o capitão Augusto, chefe da Seção de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil, a movimentação do solo ao redor da mina 18 continua em alta, porém, tem apresentado estabilização nas últimas horas.

Diante dessa situação, algumas medidas preventivas já foram tomadas, como o fechamento das minas mais próximas e a evacuação de edificações afetadas na área do Pinheiro. Além disso, a população está sendo orientada a acompanhar as informações oficiais dos órgãos competentes, a fim de evitar a propagação de notícias falsas.

O acompanhamento da situação é feito por meio de GPS e microsismologia, permitindo uma medição frequente e em tempo real da velocidade de afundamento do solo. A taxa atual é de cerca de 50 cm/dia, o que levou ao alerta de possível colapso da mina 18. No entanto, a Defesa Civil reforça que a magnitude do colapso não tem energia para gerar impacto em edificações estruturalmente saudáveis.

O Governo do Estado está atuando de forma integrada com todas as secretarias e com o município para traçar medidas mitigadoras e minimizar os impactos à sociedade alagoana em caso de colapso da mina. O plano de contingência está sendo rigorosamente seguido, e as áreas de risco já foram evacuadas e isoladas para garantir a segurança da população.

É importante ressaltar que a divulgação de informações falsas pode gerar pânico desnecessário na população. Portanto, a orientação é buscar fontes oficiais e confiáveis para se manter informado sobre a situação. A Defesa Civil reforça a importância de não compartilhar boatos e agir com responsabilidade diante do cenário de alerta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo