Gestantes da USF José Maria de Vasconcelos participam de sessão de fotografia profissional para fortalecer saúde emocional

No decorrer da última semana do mês de novembro, as gestantes que recebem atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos, localizada no bairro São Jorge, tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de fotografia profissional. Essa iniciativa, que já é promovida há quatro anos pela equipe da Unidade, tem como principal objetivo promover a autoestima, a saúde emocional e diminuir a evasão do acompanhamento pré-natal.

O projeto intitulado “Ser Mãe” contou, neste ano, com a participação de sete gestantes que preencheram os critérios estabelecidos para participação no evento, incluindo estar em dia com os exames, vacinas e ter realizado ao menos seis consultas de pré-natal. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a USF José Maria de Vasconcelos e o professor do curso de Comunicação, Josbeth Correia, que busca, por meio da captura de imagens, eternizar esse momento especial para as futuras mães e seus bebês.

De acordo com a enfermeira Ingrid de Lima, técnica de Referência do V Distrito Sanitário, o projeto tem como foco a captação precoce na área, feita pelos agentes de saúde, e visa a melhoria nos indicadores de saúde, motivando as gestantes a continuarem com o pré-natal.

Ao término da gestação, as gestantes que participaram recebem um book digital personalizado. No entanto, para poderem participar, elas precisam atender a diversos critérios definidos no projeto, como realizar no mínimo seis consultas de pré-natal, uma consulta odontológica, manter as vacinas em dia, realizar e apresentar os resultados dos exames e do teste rápido, e precisam estar entre o 7° e 8° mês de gestação.

Algumas usuárias comentaram sobre a importância do pré-natal e a experiência vivida durante o projeto. Gisele Machado, uma das gestantes que participou, ressaltou a atenção e o carinho dos profissionais, destacando a importância de cada consulta, exame e teste realizado. Já Yasmim dos Santos Silva, outra participante, descreveu a experiência como única e emocionante, demonstrando a gratidão pelo cuidado recebido e pela oportunidade de registrar momentos tão preciosos.

As fotografias da sessão foram gentilmente cedidas por Josbeth Correia, responsável pela captura das imagens. Essa iniciativa integrada entre os profissionais de saúde e a área da comunicação tem se mostrado eficaz na promoção da saúde e do bem-estar das gestantes atendidas pela Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos. Para mais informações sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde, acesse o site oficial do órgão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo