Ministro da Integração Regional participa de reunião técnica sobre risco de colapso de mina da Braskem no Mutange em Maceió

O ministro da Integração Regional, Waldez Góes, participou da segunda reunião técnica do Sistema Nacional de Proteção da Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira (1), com representantes das entidades envolvidas no possível colapso da mina 18 da Braskem, localizada no antigo campo do Mutange, em Maceió.

Durante a reunião, realizada virtualmente, o ministro ressaltou a importância do compartilhamento de informações entre os órgãos que integram os sistemas de Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal. Ele destacou que isso ajuda a evitar informações desencontradas e possível disseminação de fake news, que podem causar pânico na população.

“Vou acompanhar de perto essa situação. Quero também, além dos relatórios que foram recebidos, poder me apropriar de mais informações, para que possamos melhor atender e fortalecer a ação dos senhores e das senhoras que estão aí na ponta, sofrendo a maior pressão. Estamos acompanhando de perto o que pode ser a principal referência da melhor tomada de decisão”, afirmou o ministro.

Góes enfatizou a importância da elaboração de um Plano de Contingência para o enfrentamento do desastre que pode ser provocado pelo colapso da mina da Braskem, e também a necessidade de um Plano de Comunicação eficaz para manter a população informada sobre a situação, mas sem criar pânico.

Além disso, o ministro ressaltou a importância da atuação conjunta de todos os entes envolvidos. Desde o início da iminência do desastre na mina 18, na região do Mutange, em Maceió, Góes tem mantido contato com o governador Paulo Dantas, o prefeito de Maceió e demais lideranças políticas do estado.

Conforme relatórios da Defesa Civil Municipal, a velocidade da movimentação do solo em torno da mina 18 continua alta, mas houve estabilização nas últimas horas. No entanto, ainda não é possível avaliar se há acomodação da movimentação do solo na área. Todo a região onde pode ocorrer o possível desastre foi desocupada e está isolada com tapumes.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, reforçou o ponto de vista do ministro em relação às informações que estão sendo levadas à população, ressaltando a importância do apoio do governo federal e a integração entre os entes federativos para buscar soluções em conjunto e ajudar a população a superar essa situação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo