PGR solicita abertura de inquérito contra deputado André Janones por associação criminosa e peculato

Nesta sexta-feira (1°), a Procuradoria-Geral da República (PGR) fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir um inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A procuradoria está solicitando autorização para investigar o parlamentar por associação criminosa e peculato.

O pedido foi feito após a veiculação de reportagens jornalísticas nesta semana, além de notícias-crime protocoladas por políticos de oposição, que informaram que Janones teria enviado áudios via WhatsApp a ex-assessores, pedindo o repasse de parte dos salários para auxiliar em campanhas eleitorais. Segundo as informações, esses fatos teriam ocorrido a partir de 2019.

De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito irá investigar se o deputado cometeu o que é popularmente conhecido como “rachadinha”. Ana Borges também levantou a possibilidade de Janones ter exigido, diretamente, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, em razão do seu mandato parlamentar, como condição para a permanência deles nos cargos em seu gabinete.

A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete de Janones, no entanto, aguarda retorno para obter um posicionamento do deputado sobre o assunto.

As investigações sobre possíveis casos de “rachadinha” têm sido frequentes no cenário político brasileiro, com diversos parlamentares sendo alvo de inquéritos e processos relacionados a essa prática. Casos envolvendo a retenção ilegal de parte dos salários dos assessores para benefício próprio têm sido recorrentes, e a abertura do inquérito contra Janones reflete a atenção contínua das autoridades para coibir e investigar essas condutas ilícitas.

A abertura do inquérito também sinaliza o papel do STF em lidar com questões de grande relevância e impacto, garantindo que figuras públicas sejam responsabilizadas por condutas ilícitas, se comprovadas. Essas medidas reforçam o compromisso das instâncias judiciais em manter a integridade e a transparência no ambiente político do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo