Secretaria de Educação premiada no Concurso de Ações Inovadoras com programa Professor Mentor conquista 2º lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas.

A Secretaria de Educação do estado de Alagoas foi premiada no Concurso de Ações Inovadoras do Governo do estado. A premiação reconheceu o programa Professor Mentor, que ficou em segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida. O programa tem como objetivo recompor as aprendizagens perdidas ou prejudicadas durante a pandemia, beneficiando os estudantes da rede estadual.

Lançado no final de 2021, o programa Professor Mentor promove a recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia através de ações que incluem a busca ativa de estudantes evadidos, fomento à pesquisa e iniciação científica, e ainda um acompanhamento pedagógico individualizado de cada turma do ensino médio por um professor mentor, acompanhado por um estudante monitor.

Além disso, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que concede bolsas mensais de R$ 1.500 para os professores e de R$ 250 para os alunos, beneficiando um total de 7.300 pessoas com estas bolsas.

O coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destacou a importância do Professor Mentor no incentivo à inscrição dos estudantes no Enem e na participação na prova do SAEB, ambos com altos índices de participação inéditos.

O reconhecimento no Concurso de Ações Inovadoras pelo segundo ano consecutivo é um estímulo para a Secretaria de Educação, que planeja expandir e fortalecer o programa em 2024, de acordo com Ricardo Lisboa.

Uma aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, Melissa Marques, compartilhou como o programa transformou sua vida, proporcionando-lhe um sentimento de acolhimento e uma nova perspectiva de futuro, sem limitações.

Além do programa Professor Mentor, outra ação inovadora da Seduc reconhecida foi a criação dos Escripites, espaços de criatividade, pesquisa, inovação e tecnologia da Educação de Alagoas. A gerente de Inovação e Tecnologia da Seduc, Andreia Maciel, destacou a importância desses espaços e dos projetos desenvolvidos neles, que promovem políticas de inovação e tecnologia na rede estadual de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo