Mayra Aguiar faz história e conquista ouro inédito para o judô brasileiro no Grand Slam de Tóquio.

A judoca brasileira Mayra Aguiar brilhou neste domingo (3) no Grand Slam de Tóquio (Japão) ao conquistar uma histórica medalha de ouro, algo inédito para o judô brasileiro na era moderna da competição. Mayra fez história ao derrotar a israelense Inbar Lanir, atual campeã mundial, em uma campanha marcada por vitórias impressionantes.

A atleta brasileira, que competiu na categoria até 78 quilos, iniciou sua trajetória rumo ao ouro com uma vitória sobre a russa Antonina Shmeleva. Em seguida, Mayra desbancou duas judocas japonesas, Mizuki Sugimura e Mami Umeki, ambas por ippon, antes de enfrentar o grande desafio da final contra a atual campeã mundial, Inbar Lanir.

Em seu perfil de uma rede social, Mayra expressou sua alegria e emoção com a vitória, declarando: “Campeã do Grand Slam de Tóquio. Esta conquista é muito especial pra mim. Era uma competição que sempre quis ganhar, tanto pela dureza que ela é e também porque, depois do Brasil, o Japão é meu lugar favorito. Muito obrigada pela torcida! Seguimos em frente”.

Além do feito de Mayra Aguiar, o Brasil também comemorou a medalha de prata conquistada por Jéssica Lima na categoria até 57 quilos, no último sábado (2). Com esses resultados, a delegação brasileira encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio com o melhor desempenho da história, alcançando o quarto lugar geral no quadro de medalhas por países.

O destaque brasileiro contrastou com o domínio japonês na competição, onde a equipe local liderou o quadro de medalhas, seguida pelos russos e bielorrussos que competiram sob bandeira neutra, além da Coreia do Sul, que ficou em terceiro lugar. A presença de Mayra Aguiar no lugar mais alto do pódio em Tóquio certamente representa um marco memorável para o judô brasileiro e para o esporte nacional como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo