Museu do Amanhã sedia Cúpula Social do Mercosul com debate sobre integração dos povos sul-americanos

O Museu do Amanhã, localizado na região central do Rio de Janeiro, tem sido palco da Cúpula Social do Mercosul, que está retomando as atividades de forma presencial após um hiato de sete anos. Com uma arquitetura marcante assinada pelo espanhol Santiago Calatrava, o museu foi escolhido para sediar este evento por ser um local projetado para refletir sobre o futuro e as questões sociais.

A Cúpula Social, que teve início na última segunda-feira (4), reúne cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil e autoridades para debater temas sociais ao longo de dois dias. Ao final do evento, relatórios com propostas e demandas serão entregues aos chefes de Estado que participarão de uma cúpula na mesma semana.

Durante o primeiro dia de debates, a Agência Brasil teve a oportunidade de conversar com representantes de movimentos sociais que participam do evento. Paula Goes, integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defende a participação popular na implementação de políticas e acordos, como o que está sendo negociado entre o Mercosul e a União Europeia.

Da mesma forma, Aline Costa, representante da Coalizão Negra Por Direitos, enfatizou a conexão histórica entre os países sul-americanos e a importância da articulação entre os movimentos sociais internacionais para fortalecer as demandas sociais.

Por sua vez, Judite Santos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), destacou a relevância da participação dos diversos movimentos sociais na Cúpula Social, ressaltando a necessidade de construir uma integração que venha da sociedade civil.

Todos os participantes enfatizaram a importância de ouvir a sociedade e de promover uma maior integração entre os povos sul-americanos. Eles ressaltaram que a união entre os movimentos sociais e entre os países latino-americanos é fundamental para fortalecer suas reivindicações e assegurar a participação da população nas decisões que afetam suas vidas.

A Cúpula Social do Mercosul continua sendo um espaço relevante para o diálogo e a construção de propostas que visam a integração e o desenvolvimento sustentável da região, refletindo um compromisso com a participação da sociedade civil e a promoção de políticas mais inclusivas e democráticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo