Simpósio Integrativo discute municipalização do trânsito em Alagoas e apresenta ações de conscientização em evento do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu o Simpósio Integrativo dos Municípios participantes do projeto de Descentralização, visando discutir a prevenção de sinistros de trânsito. O evento, que contou com a presença de gestores municipais, aconteceu no auditório do próprio Detran, nesta segunda-feira (04).

Iniciado em agosto, o projeto de Descentralização passou por 30 cidades com maiores índices de sinistros de trânsito no estado. O evento contou com painéis que mostraram a importância da municipalização do trânsito, os resultados do projeto de descentralização, além de apresentar experiências exitosas na gestão do trânsito municipalizado e das cidades que receberam as ações.

Ao longo dessas ações, mais de três mil pessoas foram capacitadas em todas as regiões do estado, onde foram apresentados os principais indicadores dos municípios participantes. O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, ressaltou a importância da integração realizada, enfatizando a necessidade do exercício da cidadania no trânsito.

Uma das palestras do evento foi ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do Mato Grosso do Sul (MS), Regina Maria Duarte, que compartilhou a experiência exitosa do estado, que possui 100% das cidades com o trânsito municipalizado. Além disso, o Simpósio também abordou temas relacionados à legislação de trânsito, com a participação do procurador jurídico do Detran/MS e conselheiro Cetran/MS, Alandnir Cabral da Rocha.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas, David Nunes; a diretora de educação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Paula Carnaúba; além de representantes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito de diversas cidades.

A integração entre os municípios e o Detran demonstra o compromisso com a educação e conscientização no trânsito, visando tornar as vias mais seguras para a população. Com a continuidade dessas ações e parcerias, é possível construir um trânsito mais seguro e eficiente em todo o estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo