Eleições para grêmios estudantis marcam retomada histórica e garantem gestão democrática em escolas municipais de Maceió.

Na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá eleições para grêmios estudantis em 18 escolas da rede de Maceió. No total, cerca de 8.640 estudantes das turmas do 6° ao 9° ano e de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) participarão do processo eleitoral.

Os representantes eleitos terão a responsabilidade de atuar junto à gestão escolar, Conselho Escolar e aos próprios estudantes, em busca de melhorias para suas respectivas unidades de ensino. Essa iniciativa marca uma retomada histórica, uma vez que os grêmios estudantis estavam desativados desde 2016 e foram reativados pela Semed por meio de portaria neste ano de 2023.

A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, ressalta a importância dos grêmios estudantis como instrumentos fundamentais da gestão democrática, que proporcionam cidadania e protagonismo aos estudantes dentro das escolas. Segundo ela, essas entidades representam um avanço significativo em direção a uma gestão mais democrática e participativa.

Edileuza Maciel, técnica da Coordenação Técnica de Articulação Escolar, Família e Comunidade da Semed, destacou o papel histórico desempenhado pela gestão de Jó Pereira e do prefeito JHC em trazer de volta os grêmios estudantis. Ela enfatizou a importância desses órgãos para os estudantes, que terão a oportunidade de fazer parte da gestão das escolas e contribuir ativamente para a melhoria do ambiente escolar.

Ao todo, 18 escolas municipais participarão do pleito, que segue normas e procedimentos semelhantes aos das eleições para diretores, vice-diretores e Conselho Escolar. A posse dos eleitos está prevista para o dia 14 de dezembro. Para votar, os eleitores devem apresentar documento de identidade ou a declaração de matrícula. As chapas também estão realizando campanhas, apresentando propostas e discutindo pontos com os alunos.

Neste contexto, a Semed tem proporcionado capacitação das comissões pró-grêmio, formação das mesas receptoras e orientações sobre o processo eleitoral. As eleições ocorrerão em dois turnos e, caso a escola possua turmas de EJAI, também será realizada uma eleição noturna. Como parte da preparação para o pleito, as chapas estão passando pelas salas de aula para apresentar suas propostas. Esse processo eleitoral é considerado de grande importância para o desenvolvimento da cidadania, participação e autonomia dos estudantes nas escolas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo