IBGE revisa crescimento do PIB em 2022 de 2,9% para 3% com mudança de pesos e novos dados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para cima a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o ano de 2022. Segundo o IBGE, o crescimento previsto anteriormente em 2,9% foi revisado para 3%, uma diferença de 0,1 ponto percentual (pp). A divulgação dos novos números foi feita durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2023, realizada nesta terça-feira (5) na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a revisão foi motivada pela mudança nos pesos do Sistema de Contas Nacionais, realizada com base em novos dados. A reestimação dos quatro trimestres de 2022 incorporou revisões em dados primários, como pesquisas industriais mensais, dados externos financeiros e de saúde, além de pesquisas estruturais anuais do setor agropecuário.

O IBGE explicou que as Contas Nacionais Trimestrais passam por uma revisão mais abrangente na divulgação do terceiro trimestre de cada ano, que incorpora os novos pesos das Contas Nacionais Anuais de dois anos anteriores. Nesse momento, são incluídas atualizações e aperfeiçoamentos metodológicos nas séries trimestrais de dados adotadas.

Além disso, as séries das Contas Nacionais Trimestrais foram revisadas após a divulgação dos resultados anuais definitivos para o ano de 2021, com referência em 2010. A revisão incluiu também o recálculo dos dois primeiros trimestres de 2023 com base nos novos pesos das Contas Nacionais Anuais.

Rebeca Palis destacou que, após a revisão, a principal mudança no crescimento de 2022 foi a redução da queda na agropecuária, que passou de 1,7% para 1,1%. Já no lado da demanda, a maior variação ocorreu nas despesas de consumo do governo, que saíram de 1,5% para 2,1%, devido a revisões nos dados de saúde pública. A coordenadora revelou que o setor de saúde tem realizado grandes revisões nos dados para trás, o que contribuiu para a revisão positiva das despesas de consumo do governo.

Dessa forma, a revisão dos dados do PIB demonstra as constantes atualizações e aperfeiçoamentos feitos pelo IBGE para fornecer uma visão mais precisa e atualizada da economia brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo