Secretário do Meio Ambiente denuncia Braskem por crime socioambiental na COP28 em Dubai

O Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, esteve presente na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 28) em Dubai, onde fez uma denúncia em relação às minas de sal-gema da empresa Braskem. Durante o evento, ele participou da moderação do painel “Transição energética justa: oportunidades e desafios da energia renovável no território brasileiro” e conversou com importantes figuras políticas, como o ministro das Cidades, Jader Barbalho, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e diversos deputados federais.

Gino César mostrou-se determinado em expor o que ele chamou de “maior crime socioambiental da história, cometido pela Braskem em Maceió”. Ele ressaltou a importância de sua presença na COP28 como uma forma de pressionar e chamar atenção para a gravidade da situação, que tem afetado a população local. A pressão foi tanta que a própria Braskem anunciou o cancelamento de sua participação no evento.

A denúncia feita pelo Secretário durante a conferência reforça a necessidade de se discutir e tomar medidas concretas em relação aos impactos ambientais causados por grandes empresas. A atuação de Gino César na COP28 deu visibilidade ao caso de Maceió e atraiu a atenção de representantes de cerca de 200 países que estavam presentes no evento.

A atitude do Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas mostra como a participação em eventos internacionais pode ser proveitosa para expor questões locais e mobilizar esforços a nível global. A denúncia feita por Gino César na COP28 certamente contribuiu para ampliar a conscientização sobre a situação em Maceió e exigir responsabilidades da empresa Braskem perante a comunidade internacional.

No contexto da COP28, a presença e a atuação de Gino César destacam a importância de uma abordagem global para questões ambientais, e como a cooperação entre países e autoridades pode ser fundamental para enfrentar desafios socioambientais. A denúncia feita pelo Secretário tem o potencial de gerar impactos significativos e fomentar uma discussão mais ampla sobre a responsabilidade das empresas em relação ao meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo