V Conferência Estadual de Cultura reúne mais de 200 participantes de todas as regiões de Alagoas em Maceió.

A V Conferência Estadual de Cultura reuniu mais de 200 participantes nos dias 4 e 5 de dezembro, em Maceió, para discutir o tema “Democracia e direito à cultura”. Artistas, gestores culturais e membros da sociedade civil participaram do evento, que teve como objetivo fortalecer o intercâmbio de ideias entre os fazedores de cultura do estado.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), foi uma etapa que antecede a IV Conferência Nacional de Cultura, que está programada para acontecer no próximo ano, em Brasília. Com a presença de representantes de todas as regiões do estado, as discussões foram centradas em 6 eixos temáticos estabelecidos pelo Ministério da Cultura: institucionalização, democratização do acesso à cultura, identidade, diversidade cultural, economia criativa e direito às artes e às linguagens digitais.

Durante a plenária, a secretária Mellina Freitas destacou a importância das conferências para estabelecer uma conexão direta entre o governo e a sociedade civil. “Nosso encontro foi um convite aberto a todos os interessados em contribuir para o enriquecimento cultural de Alagoas. Cada voz aqui presente é essencial para a construção de políticas culturais inclusivas e significativas. Que esta conferência seja um espaço enriquecedor de diálogo, troca de ideias e construção conjunta de um futuro cultural sólido e inclusivo”, disse a gestora.

Além disso, foram eleitos os 40 delegados que representarão Alagoas na V Conferência Nacional de Cultura, marcada para março de 2024. Também foram definidas 12 propostas, duas por cada eixo temático, que serão apresentadas por Alagoas na Conferência Nacional.

A conferência contou com a presença de autoridades e representantes do setor cultural, como a mestra do Patrimônio Vivo Vânia Oliveira, o coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Alagoas, Pedro Verdino, e o subsecretário de Gestão de Prestação e Tomadas de Contas do Ministério da Cultura, Sandro Regueira.

As discussões promovidas durante a V Conferência Estadual de Cultura de Alagoas refletiram o compromisso do estado em promover políticas culturais inclusivas e significativas, e reforçaram a importância do diálogo e do intercâmbio de ideias para o fortalecimento do setor cultural no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo