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Articulação entre AMA, Undime, Unicef e Asserte resulta em avanços na busca ativa escolar e novas ações de enfrentamento para 2024.

Os avanços da busca ativa escolar foram apresentados por organizações e entidades como AMA, Undime, Unicef e Asserte, durante uma reunião realizada para discutir novas ações para o enfrentamento da exclusão escolar até 2024. O encontro teve como destaque a apresentação dos resultados da Busca Ativa Escolar (BAE) em Alagoas e a sua articulação com o selo Unicef.

A reunião, apoiada pela AMA, teve como principal objetivo reunir coordenadores municipais que atuam na busca ativa escolar para traçar novas estratégias e discutir a intersetorialidade no enfrentamento das causas da exclusão escolar. A oficial do Unicef e chefe interina do escritório regional, Verônica Bezerra, participou do encontro, onde também foi abordada a criação de uma frente estadual de enfrentamento.

A BAE foi destacada como uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora, através da qual o UNICEF e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apoiam os municípios na identificação de crianças e adolescentes fora da escola, auxiliando-os a retornar às salas de aula, permanecer e aprender.

A iniciativa utiliza avanços tecnológicos para conectar gestores de diferentes setores públicos, como Educação, Saúde e Assistência Social, encorajando a criação de equipes intersetoriais para analisar as causas da exclusão, encontrar soluções para superar cada uma dessas barreiras e reintegrar as crianças e adolescentes à escola, garantindo a permanência e a aprendizagem.

A BAE permite que informações sobre crianças e adolescentes fora da escola sejam enviadas pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem, enquanto a atuação coordenada e intersetorial potencializa a capacidade de enfrentamento das causas da exclusão escolar e otimiza esforços.

A intersetorialidade pressupõe o trabalho conjunto de pessoas de diferentes áreas e, portanto, a realização de atividades que promovam uma mudança de postura por parte dos órgãos públicos também foi destacada como uma estratégia essencial para o enfrentamento da exclusão escolar. A reunião foi considerada um marco para a articulação e o planejamento de novas ações no combate a esse problema.

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