Dengue do vírus tipo 4 é identificada no Rio de Janeiro após três anos

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta quinta-feira (7), a identificação de um caso de dengue do vírus tipo 4, que não circulava na cidade desde 2018. A paciente é uma mulher de 45 anos, cujos sintomas foram inicialmente sentidos no último dia 26 de novembro. Segundo a secretaria, a vigilância dos casos e as ações de controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, estão sendo mantidas constantemente.

A sorotipagem foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, da Secretaria de Estado de Saúde. Este ano, mais de seis mil identificações virais de dengue foram realizadas, com 5.532 identificações do tipo 1, 820 do tipo 2 e apenas um caso do tipo 4.

A divulgação do caso de dengue do tipo 4 levanta preocupações sobre a intensificação das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor, especialmente nos meses de verão. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações de controle do mosquito são realizadas ao longo de todo o ano, porém, são ampliadas nos meses de verão devido ao aumento do número de vítimas da doença nessa época.

Até o dia 2 de dezembro deste ano, cerca de 10.173.646 imóveis foram visitados para prevenção e controle do vetor, com 2.018.614 recipientes tratados ou eliminados para evitar a formação de criadouros de mosquitos. A prefeitura enfatiza a importância da colaboração de toda a população na prevenção de focos de mosquitos em suas residências.

A dengue é transmitida principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. Por isso, o controle do mosquito é fundamental para a prevenção e controle da dengue e de outras arboviroses urbanas, como chikungunya e Zika. Para evitar a infestação de mosquitos, o Ministério da Saúde recomenda a eliminação dos criadouros e a manutenção de reservatórios e locais que podem acumular água completamente cobertos.

Além disso, medidas de proteção contra picadas também podem ajudar, especialmente em áreas de transmissão, uma vez que o Aedes aegypti ataca principalmente durante o dia. Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

O caso de dengue do vírus tipo 4 ressalta a importância da manutenção das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor, bem como a colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros. A Secretaria Municipal de Saúde continuará monitorando a situação e tomando medidas para conter a propagação da doença na cidade do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo