Arena Vida Nova nas Grotas oferece mais de seis mil atendimentos no Flexal em ação dedicada aos bairros afetados pela mineração da Braskem

Na última quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2023, a Arena Vida Nova nas Grotas realizou uma edição especial de serviços no bairro do Flexal, em Maceió. A ação foi promovida pelo programa Vida Nova nas Grotas em resposta aos impactos do afundamento do solo causado pela mineração da Braskem.

Com o intuito de atender aos moradores dos bairros afetados, a arena ofereceu mais de seis mil atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, esporte, educação e assistência social. Dentre os serviços disponibilizados, destacam-se atendimentos médicos, realização de exames laboratoriais, apoio psicológico e psiquiátrico, atividades esportivas para crianças, cadastro no cartão CRIA, orientações sobre programas sociais, como o Bolsa Família, e atualização do cadastro para auxiliar na elaboração de políticas públicas para as vítimas.

A realização da 21ª edição da arena foi fruto de uma solicitação da população dos bairros Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Flexal e Bom Parto, em uma audiência com o governador Paulo Dantas. A solicitação foi prontamente atendida pelo Governo de Alagoas, demonstrando o compromisso em atender às demandas da população afetada pela mineração.

Os moradores impactados pelo afundamento do solo se mostraram satisfeitos com a iniciativa. A dona de casa Mariza Oliveira, residente do Flexal, elogiou a presença da equipe de saúde do Governo, que proporcionou dignidade tanto para ela quanto para sua família. Já o aposentado José Rosendo, que perdeu seus documentos de identificação durante todo o processo, destacou a importância de poder regularizar sua situação e receber atendimento médico na ação.

Além disso, a primeira-dama do Estado e coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, enfatizou a importância de atender às demandas dos moradores afetados e oferecer políticas públicas que garantam dignidade às vítimas.

Este evento contou com a parceria de diversas secretarias de Estado, tais como Prevenção à Violência, Saúde, Cidadania e Pessoa com Deficiência, Primeira Infância, Mulher e Direitos Humanos, Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Assistência e Desenvolvimento Social, Instituto de Identificação, e também a colaboração da Equatorial Energia.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Alagoas em atender às necessidades da população afetada pela mineração da Braskem e reforça a importância de programas sociais que visam o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo