Frente Parlamentar Mista pela Educação assina termo de compromisso pela valorização dos professores no Brasil, com destaque para propostas específicas.

No dia 8 de dezembro de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Educação assinou um termo de compromisso pela valorização dos professores. A Presidente do colegiado, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), declarou que a assinatura do termo representa um compromisso em mudar o cenário do ensino no Brasil.

Uma das coordenadoras da Comissão de Desenvolvimento e Valorização de Professores da bancada da educação, a deputada Professora Goreth (PDT-AP), também ressaltou a importância de pressionar governos e sociedade civil por mais avanços e pelo reconhecimento da carreira do magistério, afirmando a nobreza da profissão.

Uma pesquisa divulgada em outubro, o Índice de Valorização do Professor (IVP), apontou que apenas um em cada quatro brasileiros acredita que professores são valorizados, enquanto apenas um em cada cinco professores enxerga essa valorização. O indicador mediu cinco áreas: campo de atuação, carreira, ambiente de trabalho, profissional e individual, indicando a percepção de valorização dos professores.

A organização do IVP, Instituto Península, atuante nas áreas de educação e esporte, acredita que o índice ajudará na criação de novas políticas públicas e no reconhecimento dos desafios enfrentados pelos professores. A diretora de Esportes, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional do instituto, Daniela Kimi, afirmou a necessidade de dar mais atenção às condições de trabalho dos professores, como jornadas excessivas e grande quantidade de alunos.

O evento de assinatura do termo de compromisso pela valorização dos professores teve presença de representantes do Ministério da Educação, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e da União Nacional dos Estudantes. A Frente Parlamentar Mista da Educação foi criada em abril de 2019 e tem mais de 200 parlamentares, com o objetivo de defender uma educação pública de qualidade, por meio da atuação no Congresso Nacional.

Portanto, a assinatura do termo de compromisso pela valorização dos professores representa mais um passo em busca de melhores condições para os profissionais da educação no Brasil, além de evidenciar a importância do reconhecimento e valorização da carreira do magistério.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo