Prefeitura de Maceió orienta sobre destinação correta de resíduos da construção civil para evitar multas e contribuir para a limpeza da cidade

Prefeitura orienta população sobre descarte correto de resíduos da construção civil

Maceió é uma cidade que vem enfrentando problemas de descarte irregular de resíduos da construção civil, que são os mais encontrados nas vias públicas da capital. Por isso, a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tem intensificado as ações para eliminar os mais de 180 pontos de lixo mapeados na cidade.

Segundo o Código Municipal de Limpeza Urbana, o cidadão que descumprir a norma de manejo desse tipo de material, deixando de confiná-lo e transportá-lo para o descarte correto, pode ser multado. O valor da autuação varia de acordo com a quantidade de resíduo gerado.

Para evitar o descarte irregular, a Prefeitura de Maceió oferta cinco Ecopontos espalhados pela cidade para que a população possa fazer o despejo correto de forma gratuita. Nestes equipamentos, o cidadão pode levar até 1 metro cúbico de resíduos da construção civil. Acima dessa medição, o cidadão deve contratar uma empresa especializada no recolhimento desse material.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destaca que os Ecopontos são uma alternativa para quem está fazendo pequenas obras e necessita dar a destinação correta para esse material.

Os Ecopontos ficam disponíveis para a população de segunda a sábado, das 8h às 17h. Além de descartar de forma correta, o cidadão pode ajudar denunciando possíveis infrações, enviando fotos ou vídeos, por meio do 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834.

Além disso, foi lançado recentemente o aplicativo “Limpeza é Massa”, disponível para Android e IOS, que é um novo canal de atendimento oferecido pela Prefeitura. Com ele, o cidadão pode abrir denúncias de descarte irregular enviando fotos ou vídeos, e acompanhar o andamento de forma simples, na palma da mão.

A orientação é para que a população colabore no descarte correto dos resíduos da construção civil, utilizando os Ecopontos e denunciando possíveis infrações. A colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa e livre do descarte irregular de resíduos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo