…Declaração Universal dos Direitos Humanos surge para assegurar que todas as crianças sejam reconhecidas como iguais, independentemente de raça, cor, origem ou condição social.

– Sobe som 🎶 – Akemi: Seja em razão da cor da pele, do gênero, da religião, da origem social ou de outras condições, nem todas as crianças têm acesso aos mesmos direitos. E é por isso que os direitos humanos são tão importantes, Madu.

Madu: Como assim, Akemi?

Akemi: Imagine que você e sua amiga tenham superpoderes, mas só você pode voar e sua amiga não. Não seria justo, não é mesmo?

Madu: Não, não seria. E como a Declaração Universal dos Direitos Humanos ajuda a resolver isso?

Andréa Sepúlveda: A Declaração foi escrita para garantir que todas as crianças tenham os mesmos direitos, independentemente de onde nasceram, qual a cor da pele, o gênero ou qualquer outra característica.

Irene Rizzini: E, como bem disse a Andréa, os direitos humanos são como superpoderes para exigir justiça. Eles garantem que todas as crianças sejam tratadas de forma igual e justa.

Akemi: Exatamente, Irene. É por isso que é tão importante aprender sobre os direitos humanos desde cedo, para que as crianças saibam exigir justiça e igualdade em suas vidas.

Madu: Entendi. É como se os direitos humanos fossem um escudo de proteção para todas as crianças.

Akemi: É exatamente isso, Madu. E é por isso que no dia 10 de dezembro celebramos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, para lembrar a importância de garantir que todas as crianças tenham acesso aos seus direitos.

Madu: Muito legal. E tem mais artigos para ler?

Akemi: Claro, vamos continuar com a leitura da Declaração. Vamos chamar nossos convidados para nos ajudar com a leitura?

Sobe som 🎶 – Irene Rizzini: Artigo 3

Madu: Artigo 3 – Toda a pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Sobe som 🎶 – Akemi: Esse artigo é fundamental, Madu. Ele estabelece que todas as pessoas têm direito a viver, ser livres e sentir-se seguras. E isso se aplica a todas as crianças também.

Madu: E por que é importante que todas as crianças tenham esses direitos?

Andréa Sepúlveda: Porque toda criança merece viver uma vida livre de violência, ter liberdade para brincar, aprender e se expressar, e se sentir segura em seu ambiente.

Irene Rizzini: Nenhum ser humano deve ser privado desses direitos fundamentais. E é por isso que a Declaração Universal dos Direitos Humanos existe, para garantir que todas as crianças possam viver com dignidade e segurança.

Madu: Muito obrigada por explicarem isso. Eu entendi que os direitos humanos são importantes para todas as pessoas, incluindo as crianças, para viverem vidas felizes e seguras.

Akemi: Exatamente, Madu. E é por isso que é tão importante celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e continuar lutando para que esses direitos sejam respeitados em todo o mundo.

Madu: Obrigada, Akemi. Aprendi muito hoje sobre direitos humanos.

Akemi: E nós aprendemos muito com você também, Madu. E convido a todos os nossos ouvintes a refletirem sobre a importância dos direitos humanos em nossas vidas e no mundo. Muito obrigada por nos acompanhar. Esta foi a equipe do Crianças Sabidas. Até a próxima! Sobe som 🎶 – Fim do episódio 1.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo