Dia Internacional dos Direitos Humanos: 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU e a sua importância contínua.

Hoje, 10 de dezembro, é uma data muito significativa para a conscientização e promoção dos direitos humanos. Há 75 anos, em 1948, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, um marco crucial na proteção e defesa dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Em razão disso, o Dia Internacional dos Direitos Humanos foi estabelecido, visando valorizar os direitos e liberdades individuais e promover a igualdade entre todos os cidadãos.

A importância do tema é tamanha que diversos veículos da EBC fizeram coberturas especiais sobre o assunto nos últimos anos. A Agência Brasil e a Radioagência Nacional, por exemplo, destacaram os 70 anos da carta em 2018, enquanto o Repórter Brasil abordou o Dia Internacional dos Direitos Humanos em 2020.

Além disso, é importante ressaltar que hoje também é o Dia Internacional dos Direitos Animais, uma data criada há 20 anos pela ONG inglesa Uncaged, visando chamar a atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.

Outras datas importantes ao longo da semana incluem o Dia Nacional das Apaes no Brasil (11 de dezembro), o Dia Nacional do Forró em homenagem a Luiz Gonzaga (13 de dezembro) e o Dia Nacional de Combate à Pobreza no Brasil (14 de dezembro). Além disso, no dia 13, é celebrado o Dia do Deficiente Visual, uma data instituída em 1961 no Brasil, que já foi tema de programas da EBC, como o Cotidiano, da Rádio Nacional, em 2015.

Na área da cultura, esporte e história do Brasil, algumas datas também marcam a semana. Há 25 anos, o escritor português José Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 10 de dezembro de 1998. O título mundial interclubes do São Paulo Futebol Clube completa 30 anos em 12 de dezembro, enquanto a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5) pelo governo do Brasil completa 55 anos em 13 de dezembro. Este triste episódio da história do país já foi tema de matérias da Agência Brasil.

Nesse sentido, é importante reconhecer e valorizar a importância dessas datas na promoção dos direitos humanos, na proteção dos animais e na preservação da história e da cultura brasileira. Devemos refletir sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda enfrentamos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo