Governo de Alagoas aumenta vigilância da mina 18 e lagoa Mundaú e convida prefeito de Maceió para reunião de apoio às vítimas da Braskem

O Governo de Alagoas está intensificando o monitoramento das áreas afetadas pelo colapso da mina de sal-gema da Braskem, que resultou em problemas geológicos e desabamentos nos bairros de Maceió. Após uma reunião com o prefeito da cidade, João Henrique Caldas, também conhecido como JHC, a equipe do governo anunciou que ampliará as ações de monitoramento das regiões do Flexais de Baixo e da qualidade da água da lagoa Mundaú.

Em busca de soluções efetivas para a situação, o governador Paulo Dantas está convocando uma série de encontros para discutir estratégias de enfrentamento. Representantes da região metropolitana de Maceió se reunirão com autoridades estaduais, com o intuito de traçar ações conjuntas em parceria com o governo federal. A reunião está marcada para acontecer no Palácio República dos Palmares, na segunda-feira (11).

Durante o encontro, o secretário de Governo, Vitor Pereira, reiterou o compromisso do estado em apoiar as vítimas da Braskem. Ele ressaltou a importância de uma atuação conjunta dos governos municipal, estadual e federal para garantir a resolução dos problemas causados pelo colapso da mina. Pereira também destacou a necessidade de tranquilizar a população local e os turistas, garantindo que os atrativos turísticos de Alagoas não sofreram impacto geológico.

Além disso, o governo pretende responsabilizar a Braskem pelos danos ambientais, sociais e econômicos causados pelo colapso. O secretário Vitor Pereira frisou a importância de a mineradora ser responsabilizada por esses crimes, sem que o município e o estado arquem com qualquer custo pela recuperação econômica.

Além das reuniões planejadas com o prefeito JHC, os governantes municipais da região metropolitana de Maceió e a Defensoria Pública, o governador fará uma visita aos Flexais para ouvir os moradores dos bairros afetados. Esse envolvimento das autoridades estaduais e municipais é crucial para a busca de soluções efetivas para a crise desencadeada pelo colapso da mina de sal-gema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo