Prêmio Cria reconhece destaque da primeira infância em Alagoas e promove incentivo ao fortalecimento do trabalho voltado às crianças.

Alagoas reconhece os destaques da primeira infância

Nesta segunda-feira (11/12), a Secretaria da Primeira Infância (Cria) realizou no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso a cerimônia de entrega do Prêmio Cria. O evento representou um momento de incentivo ao fortalecimento do trabalho voltado para crianças com idades entre 0 e 6 anos.

De acordo com a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, o objetivo da premiação foi reconhecer os municípios, as iniciativas pessoais e as coletivas que fazem a diferença na primeira infância. O prêmio, que contou com cinco categorias, além de menções honrosas, busca contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos na Lei Estadual nº 7.965/2018, que visa garantir os direitos das crianças na primeira infância.

A categoria “Criança Destaque” celebrou as habilidades, realizações excepcionais e histórias de inspiração de crianças de até 6 anos de idade. Um dos selecionados, Samuel Victor de Vasconcelos, emocionou o público com sua história de superação. A mãe de Samuel, Vandergina Rodrigues, considera seu nascimento um milagre, já que as chances de ela engravidar eram praticamente nulas.

Após três meses internado, Samuel recebeu alta e foi recebido com comemorações pela população de São Miguel dos Campos. Em setembro deste ano, a família de Samuel foi informada de que a criança é autista. Além de Samuel, mais nove crianças foram selecionadas e receberam troféu, kit e um voucher para um dia de lazer no parque aquático.

Também foram premiadas as cinco primeiras unidades educacionais que mais participaram dos encontros formativos realizados pela Secretaria da Primeira Infância, além dos municípios que se destacaram pelos indicadores da primeira infância e iniciativas exitosas voltadas para políticas públicas.

Personalidades que se destacaram no trabalho em prol da primeira infância também foram reconhecidas, incluindo representantes do judiciário, responsáveis por políticas públicas e integrantes da sociedade civil.

Além da premiação, o evento marcou a ampliação do Comitê Estratégico da Primeira Infância, que tem como finalidade propor políticas de parceria entre o governo e sociedade civil, a fim de promover o desenvolvimento integral da primeira infância em Alagoas, refletindo o compromisso do estado com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo