Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional debaterá ações para prevenção de desastres naturais em comissão especial parlamentar

Nesta terça-feira, dia 12 de dezembro de 2023, a comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais realizou uma audiência para ouvir o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O debate foi solicitado pelo deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), que ressaltou a importância do tema diante do aumento dos desastres naturais nos últimos 50 anos, que têm afetado desproporcionalmente os países mais pobres. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015 houve um aumento de 80% no número de pessoas afetadas em todo o mundo.
O deputado também citou um estudo da Confederação Nacional dos Municípios, que revelou que, entre os anos de 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, de um total de 5.570.
A reunião para ouvir o ministro ocorreu no plenário 3, às 14h30. Durante a audiência, Waldez Góes destacou as ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no enfrentamento e prevenção de desastres naturais. Ele apresentou iniciativas e políticas em andamento, além de discutir possíveis medidas a serem adotadas para lidar com a crescente ocorrência de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas.
A atuação do governo, em parceria com órgãos internacionais e a sociedade civil, foi tema de ampla discussão, abordando estratégias de monitoramento, prevenção e resposta a desastres naturais, bem como a importância de investimentos em infraestrutura e capacitação de profissionais para lidar com situações de emergência.
A audiência, que contou com a participação de representantes de diversos setores, demonstrou a relevância do tema e a necessidade de ações coordenadas para enfrentar os desafios decorrentes dos desastres naturais. A comissão se comprometeu a continuar acompanhando e fiscalizando as ações do governo nesse sentido, visando a proteção e o amparo às populações afetadas por tais eventos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo