Senador comemora assinatura de edital de licitação para dragagem de hidrovia que conecta Brasil e Uruguai. Medida impulsionará comércio e logística.

O Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) anunciou em seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (12) que o edital de licitação para a contratação de uma empresa responsável pela dragagem do canal São Gonçalo, hidrovia que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, foi assinado. Segundo o parlamentar, a dragagem e sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai devem impulsionar o comércio entre os dois países, particularmente através do Porto de Rio Grande, uma das maiores áreas industriais e portuárias do estado.

Heinze ressaltou que, após a execução da dragagem e sinalização, a hidrovia poderá ser concessionada, tornando-se a primeira “pedagiada” do Brasil. Ele enfatizou a importância desse projeto para as regiões norte e nordeste do Uruguai, lembrando um encontro com o presidente uruguaio, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, para discutir parcerias que visam melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas.

De acordo com o senador, a dragagem e a sinalização da hidrovia possibilitarão uma logística mais eficiente para importação e exportação, reduzindo os custos de transporte e beneficiando a produção de alimentos em uma das regiões mais pobres do Uruguai. Além disso, Heinze destacou que a dragagem e a sinalização permitirão uma diversificação da região e um aumento na produção, já que muitos produtores uruguaios precisam chegar ao Porto de Rio Grande para importar e exportar seus produtos.

O senador mencionou o exemplo do transporte de adubo, que atualmente percorre quase 500 quilômetros de Montevidéu até a região em questão, mas que, com a hidrovia, percorreria apenas 200 quilômetros. Ele ressaltou que o transporte por água seria mais barato do que por caminhão, destacando os benefícios econômicos e logísticos da iniciativa.

Essa iniciativa é um marco para a região, além de demonstrar a importância das parcerias internacionais e investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social de diversos países. A expectativa é de que a execução desse projeto traga benefícios tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Uruguai, fortalecendo as relações comerciais e impulsionando o comércio bilateral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo