Heinze ressaltou que, após a execução da dragagem e sinalização, a hidrovia poderá ser concessionada, tornando-se a primeira “pedagiada” do Brasil. Ele enfatizou a importância desse projeto para as regiões norte e nordeste do Uruguai, lembrando um encontro com o presidente uruguaio, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, para discutir parcerias que visam melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas.
De acordo com o senador, a dragagem e a sinalização da hidrovia possibilitarão uma logística mais eficiente para importação e exportação, reduzindo os custos de transporte e beneficiando a produção de alimentos em uma das regiões mais pobres do Uruguai. Além disso, Heinze destacou que a dragagem e a sinalização permitirão uma diversificação da região e um aumento na produção, já que muitos produtores uruguaios precisam chegar ao Porto de Rio Grande para importar e exportar seus produtos.
O senador mencionou o exemplo do transporte de adubo, que atualmente percorre quase 500 quilômetros de Montevidéu até a região em questão, mas que, com a hidrovia, percorreria apenas 200 quilômetros. Ele ressaltou que o transporte por água seria mais barato do que por caminhão, destacando os benefícios econômicos e logísticos da iniciativa.
Essa iniciativa é um marco para a região, além de demonstrar a importância das parcerias internacionais e investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social de diversos países. A expectativa é de que a execução desse projeto traga benefícios tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Uruguai, fortalecendo as relações comerciais e impulsionando o comércio bilateral.