Governo de São Paulo investe em sistema de monitoramento para prevenção de acidentes climáticos e ocupação irregular em áreas de risco

O governo de São Paulo anunciou hoje um novo sistema de monitoramento de áreas com ocupação irregular, visando a prevenção de acidentes causados por eventos climáticos extremos, como temporais. A ferramenta foi adquirida no âmbito da campanha SP Sempre Alerta, com a parceria da Defesa Civil e da Polícia Federal.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, o sistema utilizará satélites para detectar áreas com alta densidade populacional e, consequentemente, maior risco de enchentes e deslizamentos. Além disso, a plataforma será capaz de fornecer visualização em tempo real de áreas onde ocorrem deslizamentos e emitir notificações aos responsáveis, agilizando o atendimento à população.

“São 180 satélites que fornecem essas imagens diárias de todas essas áreas de risco”, ressaltou o secretário. O objetivo é abranger o litoral norte e sul, além da região metropolitana de São Paulo e os 39 municípios onde há maior possibilidade de ocorrência de acidentes.

O coronel Henguel Ricardo Pereira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, explicou que também está em fase de aquisição um novo radar meteorológico, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que será destinado à população do litoral. “A gente viu que precisava, sim, evoluir em tecnologia”, argumentou.

Além disso, a gestão estadual pretende emitir boletins para alertar pequenos e médios agricultores sobre tempestades e eventos similares que possam prejudicar as colheitas. “A Defesa Civil está presente em 620 dos 645 municípios do estado de São Paulo”, enfatizou Pereira.

O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, também destacou que a gestão está entregando mapas de setorização de risco para oferecer suporte às prefeituras nas ações de prevenção. “Foram entregues a centenas de municípios esses mapas, que, no final, são guias. Lá a gente está identificando a natureza dos riscos, os riscos geológicos, geotécnicos, as situações de vazão de rio, para ajudar os prefeitos a atuar na prevenção”, disse.

Com a implementação dessas medidas, o governo de São Paulo busca aumentar a segurança da população e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos, prevenindo tragédias e prejuízos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo