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Senado aprova recomendação de áreas de escape em rodovias federais com declive para reduzir acidentes.

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta terça-feira (12) o projeto que recomenda a construção de áreas de escape em trechos de rodovias federais com declive e altos índices de acidentes. O Projeto de Lei (PL) 2.773/2022, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), recebeu um substitutivo do senador Jorge Seif (PL-SC) e agora aguarda análise na Câmara dos Deputados.

Segundo Mecias de Jesus, as áreas de escape, também conhecidas como “caixas de brita”, são projetadas como faixas de acesso direcionadas para caixas preenchidas com argila expandida, com o objetivo de evitar acidentes graves, especialmente envolvendo veículos pesados.

O substitutivo apresentado por Jorge Seif alterou a proposta original, transformando a determinação da construção das áreas de escape em uma sugestão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele justificou que a imposição obrigatória poderia causar insegurança jurídica nos contratos de concessão vigentes.

Além disso, o senador ressaltou a importância de considerar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, a fim de não impactar diretamente nas tarifas pagas pelos usuários. O projeto, que já havia sido aprovado em primeiro turno em setembro, não encontrou resistência suplementar na fase de confirmação, o que o encaminha para a próxima etapa legislativa na Câmara dos Deputados, a menos que nove senadores apresentem recurso para análise em Plenário.

Outro projeto em pauta na CI, o PL 4.247/2021, que busca facilitar a atividade de moto-frete, foi retirado de votação. A proposta, que permite a realização da atividade independentemente da categoria de registro da motocicleta, recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e aguarda votação na comissão, antes de seguir para a Comissão de Constituição e Justiça.

Os debates e decisões realizadas nas comissões do Senado refletem a atuação legislativa dos parlamentares em busca de soluções para questões relacionadas à infraestrutura e mobilidade. A efetivação dessas propostas tem o potencial de impactar diretamente na segurança viária e na regulamentação de atividades de transporte, sendo acompanhada de perto pela sociedade e setores envolvidos.

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