Ações educativas e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis na orla de Maceió em alusão ao Dezembro Vermelho.

Neste sábado, em alusão ao Dezembro Vermelho, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu ações educativas e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite na orla da Ponta Verde, em Maceió. A iniciativa contou com a distribuição de preservativos e panfletos informativos, mobilizando moradores e frequentadores da região.

A gerente de vigilância e controle de doenças transmissíveis da Sesau, Waldinéia da Silva, ressaltou a importância da ação, enfatizando que o tema das doenças sexualmente transmissíveis ainda é considerado delicado na sociedade. A assessora técnica da Sesau, Kécia Alcântara, destacou que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento, evitando complicações e quebrando o ciclo de contaminação.

Durante o evento, a moradora de Maceió, Salésia Rodrigues, elogiou a iniciativa, destacando a importância de se manter informado e realizar testes que garantam a saúde. Além disso, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que embora seja possível conviver com o vírus HIV, a prevenção continua sendo a melhor medida a ser adotada, motivando a conscientização para as ações de prevenção.

Em relação aos dados de diagnósticos das doenças sexualmente transmissíveis, o Ministério da Saúde (MS) notificou 693 novos casos de HIV em Alagoas, no período de janeiro a novembro de 2023, o que demonstra a necessidade de manter a conscientização e prevenção constantes.

A iniciativa da Sesau em promover ações educativas e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis na orla de Maceió foi um passo importante para o combate e prevenção dessas doenças no estado. Com a conscientização e ações efetivas, é possível garantir uma maior segurança clínica para a população, além de contribuir para a redução do estigma social em relação ao tema das doenças sexualmente transmissíveis.

Os testes rápidos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis nas unidades de saúde dos 102 municípios em Alagoas, demonstrando o comprometimento do estado em garantir o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce dessas doenças. Com resultados divulgados em cerca de 30 minutos e garantia de sigilo, a população pode realizar os testes com segurança e tranquilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo