Antirretroviral Paxlovid disponível nas UBSs, UPAs e hospitais do SUS para tratamento da Covid-19

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza desde o início deste ano um medicamento destinado a tratar pacientes com Covid-19. Trata-se do antiviral Paxlovid, que foi incorporado pelo Ministério da Saúde e possui eficácia comprovada contra a doença causada pelo novo coronavírus. Esse medicamento já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais mantidos pelo Estado, conforme comunicado do chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), infectologista Renee Oliveira.

Segundo informações, as secretarias municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos foram informadas sobre a disponibilização do Paxlovid e receberam cotas para uso nas UBSs. O medicamento, produzido pela Pfizer, é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, sendo prescrito para pessoas que não precisam de oxigênio suplementar e possuem risco aumentado de progressão para a forma grave da doença, desde que tenham 18 anos ou mais. Para pessoas imunossuprimidas, o uso é permitido até os 64 anos.

O infectologista Renee Oliveira enfatiza que o uso do Paxlovid deve ocorrer na fase inicial da contaminação pelo vírus da Covid-19, entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas da doença, quando a carga viral está alta. Estudos científicos comprovam a eficácia do medicamento, que preserva o organismo e impede internações desnecessárias.

Além disso, Renee reforça a importância das medidas preventivas contra a Covid-19, como o uso de máscara, a higienização das mãos e a vacinação. Ele alerta que é fundamental manter o calendário vacinal atualizado e não cair em fake news, pois todas as vacinas contra a Covid-19 têm eficácia comprovada e previnem uma doença infectocontagiosa de grande letalidade.

Portanto, a incorporação do Paxlovid pelo Ministério da Saúde e a disponibilização deste medicamento nas redes municipais e estaduais de saúde representam um avanço no tratamento da Covid-19 no Brasil. A população deve estar ciente da existência desse antiviral e seguir as medidas preventivas para combater a disseminação da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo