Comissão Estadual do Programa Mais Médicos realiza reunião de monitoramento para avaliar impacto do programa em Alagoas

A Comissão Estadual do Programa Mais Médicos realizou sua primeira reunião de monitoramento para avaliar e discutir o andamento do programa no estado. O encontro reuniu representantes da Coordenação Estadual e profissionais que atuam no acompanhamento do Mais Médicos, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de levar profissionais da área médica para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, além de oferecer oportunidades de qualificação durante o período de atuação. Após quatro anos de suspensão, o Mais Médicos foi retomado este ano, com o estímulo aos médicos para atuarem nos municípios mais distantes dos grandes centros.

Em Alagoas, o Programa Mais Médicos conta com 235 profissionais, atuando em todos os 102 municípios do Estado. A gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, ressaltou a importância do programa para a ampliação da assistência prestada à população, principalmente em regiões que sempre enfrentaram desafios para a manutenção de profissionais de saúde.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa representa um avanço na assistência básica de saúde prestada aos brasileiros. Ele enfatizou que a maior parte dos problemas de saúde pode ser solucionada na Atenção Básica, que forma a base da rede de assistência. Pontes de Miranda destacou a importância de investimentos e atenção especial da gestão pública nessa área, ressaltando o papel da gestão estadual na Média e Alta Complexidade.

A reunião de monitoramento da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos contou com a presença de profissionais engajados e comprometidos com a melhoria da saúde pública no Estado. Durante o encontro, foram discutidos os desafios e avanços do programa, bem como estratégias para garantir a eficácia da atuação dos médicos nas regiões atendidas.

A Sesau reforçou o compromisso em continuar promovendo e apoiando iniciativas que visem a ampliação do acesso à saúde e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população alagoana. A reunião foi considerada um marco importante para o fortalecimento do Programa Mais Médicos no estado, mostrando o engajamento e a dedicação das instituições envolvidas em proporcionar um atendimento médico de qualidade a todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo