Senador alerta para grave crise climática no Brasil e faz apelo ao governo por medidas de mitigação.

Na tarde desta terça-feira (19), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) fez um contundente pronunciamento no Plenário alertando sobre a crise climática que tem assolado o Brasil, em especial a Região Norte. De acordo com o parlamentar, enquanto o Sul do país enfrenta chuvas intensas e ciclones extratropicais, o Norte registra uma seca histórica, provocada pelos efeitos do fenômeno El Niño.

Rodrigues fez um apelo ao governo federal para que implemente medidas visando minimizar os impactos do clima. Segundo o senador, a situação tem impactado fortemente a economia, gerando incertezas para agricultores, empresários e para a população mais vulnerável.

“A atuação firme do poder público é essencial para reduzir os efeitos que o El Niño tem imposto à Região Norte do Brasil. Caso contrário, corremos o risco de testemunhar uma grave crise humanitária, econômica e ambiental, considerando que os efeitos podem se estender até abril do próximo ano. Vale ressaltar que a Região Norte já contava, antes mesmo do período da seca, com o maior percentual de pessoas em situação de insegurança alimentar”, destacou o senador durante seu pronunciamento.

Além disso, Chico Rodrigues ressaltou as consequências da seca na geração de energia nas hidrelétricas amazônicas, com usinas operando muito abaixo da capacidade normal. Ele também enfatizou a importância do transporte fluvial para o envio de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. Segundo o senador, a redução da capacidade de transporte nos rios pode acarretar em escassez de estoques, afetando o Nordeste e o Centro-Sul do país, bem como ameaçar o abastecimento das populações ribeirinhas.

Chico Rodrigues concluiu seu pronunciamento chamando a atenção para a situação das comunidades ribeirinhas e indígenas, que correm o risco de serem fortemente afetadas pela seca na Região Norte. “Muitos dos itens de subsistência dessa população só chegam a esses locais por meio fluvial. As pessoas atingidas pela seca estão enfrentando dificuldades que vão desde conseguir comida e água potável até o acesso a serviços básicos como saúde, transporte e educação”, alertou o senador.

Diante desse quadro preocupante, o apelo do senador Chico Rodrigues é para que o governo federal atue de forma urgente, tomando medidas efetivas para minimizar os impactos da crise climática que assola o Brasil, protegendo a economia e garantindo a segurança e o bem-estar das populações afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo