Comitê Técnico Científico de Combate à Covid-19 analisa situação epidemiológica e reforça importância da vacinação em Alagoas

O Comitê Técnico Científico de Combate à Covid-19 se reuniu para avaliar a situação epidemiológica em Alagoas, nesta quarta-feira (20). A reunião contou com a presença de gestores, técnicos estaduais e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). O objetivo foi discutir o quadro epidemiológico da doença no estado, que apresentou 4.865 casos e 86 óbitos somente este ano, até agora.

Durante a reunião, foi destacada a importância da atualização do calendário vacinal, especialmente para os idosos, que são mais vulneráveis a casos graves da doença. O infectologista Renee Oliveira ressaltou a importância de manter o calendário vacinal em dia, tanto para os jovens, que podem ser assintomáticos e transmitir o vírus aos idosos, quanto para os idosos, que correm mais risco de desenvolver casos gravas devido a doenças pré-existentes.

Além da vacinação, foi enfatizada a necessidade de adotar comportamentos seguros, principalmente durante as festas de fim de ano. Os idosos foram aconselhados a usar máscara e evitar grandes aglomerações durante as confraternizações.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas em garantir assistência às pessoas que contraírem a Covid-19. Ele enfatizou a importância da colaboração da população, seja se vacinando ou adotando as medidas não farmacológicas.

O infectologista Renee Oliveira salientou a importância do uso de máscara por pessoas com sintomas gripais ao procurar atendimento nos serviços de saúde, e também pelos profissionais de saúde, que devem utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, foram confirmados 341.950 casos da doença em Alagoas, com 7.312 óbitos desde o início da pandemia. Somente este ano, foram registrados 4.865 casos e 86 óbitos, com 331 casos e cinco óbitos na última semana epidemiológica.

O Comitê Técnico Científico reforçou a importância da colaboração da população e da adoção de medidas preventivas para conter a propagação da Covid-19 em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo