Sesau Garante Serviços de Equoterapia para Crianças com Deficiência em Cinco Municípios de Alagoas

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) garantiu a continuidade de seus serviços de equoterapia em cinco municípios de Alagoas, beneficiando crianças com deficiência. Com a disponibilização de 800 vagas, as unidades situadas em Arapiraca, Maceió, São Miguel dos Campos, Penedo e Palmeiras dos Índios oferecem um tratamento de extrema importância para a aprendizagem, memorização, concentração, cooperação e socialização do paciente.

O financiamento dos serviços de equoterapia é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e utiliza um método terapêutico e educacional com cavalos, abrangendo a saúde, educação e equitação, o que auxilia no desenvolvimento biopsicossocial das crianças com deficiência.

A supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, Ana Carolina Pires, enfatizou que os serviços estão em pleno funcionamento e nunca pararam. Ela ressaltou que a Sesau continua dando assistência a todas as crianças e reforçou que são disponibilizadas 800 vagas em todo o estado.

Além disso, a coordenadora do Centro de Equoterapia e Zooterapia de Alagoas, Morgana Soares, salientou que os serviços na unidade estão sendo ampliados, devido a um termo aditivo firmado com a Sesau. A ampliação do número de vagas visa garantir assistência a todas as crianças que necessitam de atendimento, contando com uma equipe multiprofissional que atua diariamente.

A equoterapia é de extrema importância para as crianças, pois ajuda na aprendizagem, memorização, concentração, cooperação e socialização. A equoterapeuta e psicoterapeuta Márcia Nobre explicou que o tratamento é dividido em três etapas: a hipnoterapia, a educação e reeducação, e a fase em que a criança já consegue manejar o animal sozinha.

Os benefícios da equoterapia foram evidenciados através do relato de famílias atendidas, como o caso de Adrian da Silva, de 10 anos, que tem autismo, e Augusto, de 3 anos, que possui retardo no desenvolvimento. Ambos demonstraram significativa evolução no tratamento, evidenciando a importância dos serviços oferecidos pela Sesau.

Para ter acesso ao tratamento, os interessados devem comparecer ao Centro de Equoterapia e Zooterapia de Alagoas com os documentos necessários, como CPF, comprovante de residência e laudo médico. A oferta deste serviço tem contribuído significativamente para a qualidade de vida e bem-estar das crianças com deficiência em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo