Seminfra atua diariamente na prevenção de alagamentos em Maceió durante o período de chuvas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), responsável pela manutenção das galerias de águas pluviais em Maceió, está atuando de forma intensiva durante o período de chuvas na capital alagoana. Além das atividades diárias de prevenção realizadas durante o período seco, a Seminfra está mobilizando equipes para minimizar os impactos comumente registrados nas grandes cidades durante os dias de chuva.

Na última quinta-feira, dia 21, a Seminfra concentrava suas equipes em diversos bairros, como Gruta de Lourdes, Jatiúca, Santa Amélia, Cidade Universitária, Clima Bom, Jacintinho e Tabuleiro do Martins. O objetivo dessas operações é realizar a manutenção das galerias, seja por meio de limpezas mais profundas, recuperação do sistema já danificado ou substituição de tubulações antigas por outras mais modernas e com maior capacidade de fluxo de águas pluviais.

Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra, explicou que, nos casos em que é necessária uma limpeza mais profunda devido à quantidade de resíduos, a secretaria utiliza sete caminhões de hidrojateamento. Esses equipamentos possuem jatos de água de alta intensidade que garantem a limpeza total das tubulações, além de mecanismos de sucção que eliminam resíduos que prejudicam a fluidez da água da chuva, evitando alagamentos.

Um dos locais que recebeu serviços de limpeza na última quinta-feira foi a Avenida Doutor Jorge Montenegro Barros, na Santa Amélia. As equipes realizaram um mutirão para garantir que a galeria funcione com sua capacidade máxima durante o período chuvoso.

Rodas ressaltou que as manutenções das galerias são ações rotineiras da Seminfra e que a secretaria trabalha de forma contínua, independentemente do período do ano. Ele afirmou que as equipes trabalham todos os dias da semana, tanto na prevenção quanto na minimização dos impactos das chuvas.

É importante ressaltar o trabalho realizado pela Seminfra, que atua de forma incansável para garantir a segurança e a fluidez das águas pluviais em Maceió. Independente do período do ano, a secretaria se mantém ativa e comprometida em realizar as intervenções necessárias para evitar transtornos à população.

Para mais informações sobre a Seminfra, acesse o site oficial da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo