Senador celebra aprovação de projeto que libera construção de reservatórios de água para irrigação em áreas de preservação permanente.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) comemorou a aprovação do projeto de lei que permite a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) próximas a rios. Durante seu discurso no Senado na quarta-feira (20), o senador destacou a importância da medida para a economia e a sustentabilidade no Brasil.

Em seu pronunciamento, Heinze ressaltou a relevância da agricultura irrigada para o país, especialmente em regiões afetadas por secas frequentes. Segundo o senador, o Rio Grande do Sul perdeu mais de R$ 100 bilhões devido à escassez de água nos últimos quatro anos, impactando produtores, o estado e os municípios. Ele enfatizou que o projeto aprovado ajudará a regularizar a situação hídrica, permitindo o armazenamento de água nos períodos de chuva para utilização durante os meses mais secos.

Além disso, Heinze defendeu a ampliação da irrigação no Brasil, afirmando que o projeto contribuirá para o armazenamento de água durante o inverno, suprindo a demanda nos meses de verão. O senador também homenageou Geraldo Bernardo, um morador de sua cidade natal, que contribuiu para a engenharia de barragens e irrigação no Rio Uruguai. Ele destacou o importante papel desempenhado por pessoas como Bernardo na promoção de uma agricultura sustentável no país.

De acordo com o senador, o Rio Grande do Sul atualmente possui quase 12 mil açudes e barragens, demonstrando a relevância da irrigação para a região. Heinze enfatizou a importância de construir barragens e açudes nas áreas de preservação permanente, a fim de garantir o abastecimento de água para a agricultura de forma sustentável.

O projeto de lei agora seguirá para análise da Câmara dos Deputados, onde será discutido e, caso aprovado, poderá trazer benefícios significativos para a agricultura e o desenvolvimento sustentável no país. A aprovação do projeto é vista como um marco importante para a irrigação no Brasil, proporcionando oportunidades para o armazenamento e o uso adequado de recursos hídricos em áreas estratégicas para a produção agrícola.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo