UPAs da Secretaria de Saúde realizam testes rápidos para detecção da Covid-19, abrangendo regiões de Maceió e Arapiraca.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vinculadas à Secretaria de Saúde de Alagoas estão oferecendo testes rápidos para detecção da Covid-19. Essa iniciativa tem o objetivo de agilizar o diagnóstico da doença e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado o mais rápido possível.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o teste rápido para diagnóstico da Covid-19 está disponível nas seis UPAs mantidas e gerenciadas pelo órgão. As unidades estão localizadas em Arapiraca e Maceió, sendo cinco na capital alagoana e uma no interior do estado.

O exame de diagnóstico é realizado mediante prescrição médica e é destinado a pacientes que estão na fase aguda da doença, que vai do primeiro ao sétimo dia para pessoas com sintomas. No caso de pessoas assintomáticas, o teste deve ser realizado a partir do quinto dia do contato com pessoas que já foram diagnosticadas com a doença.

É importante ressaltar que a realização do teste está condicionada à prescrição do médico, que irá avaliar o quadro clínico do paciente e se os sintomas apresentados são característicos da Covid-19. Esse protocolo segue as orientações do Ministério da Saúde e deve ser seguido por todas as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a coleta, o resultado do teste rápido é disponibilizado em um máximo de 20 minutos, e caso seja positivo, o paciente recebe as orientações médicas para o tratamento da doença e para evitar a disseminação do vírus. Além disso, o profissional de saúde responsável pelo atendimento notifica o caso no sistema e-SUS do Ministério da Saúde.

Segundo o infectologista da Sesau, Renee Oliveira, os principais sintomas da Covid-19 incluem febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, além de dores no corpo. Sintomas graves como falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, cianose, letargia, confusão mental e sinais de desidratação também devem ser monitorados.

Com a disponibilidade dos testes rápidos nas UPAs, o objetivo é proporcionar um diagnóstico mais ágil e eficiente, contribuindo para o controle da disseminação da Covid-19 no estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo