Padre Julio Lancellotti e líderes realizam café de Natal para população de rua em São Paulo, em ação de solidariedade e compromisso social.

Na manhã desta segunda-feira (25), o padre Julio Lancellotti, que coordena a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, juntamente com outras lideranças que atuam em ações semelhantes, organizaram um café de Natal para a população em situação de rua, no bairro da Mooca, na capital paulista. A mobilização ocorreu em frente à Igreja São Miguel Arcanjo, com a qual Lancellotti possui vínculo.

Padre Julio Lancellotti é reconhecido por atuar em prol das pessoas que vivem nas ruas de São Paulo e outras minorias sociais, como os LGBTQIA+. Além de presbítero, ele é pedagogo e ganhou destaque por combater ativamente medidas de aporofobia na capital, como a instalação de peças de concreto para evitar que pessoas em situação de rua permaneçam debaixo de marquises, em calçadas ou debaixo de viadutos. Aporofobia é um termo que significa aversão a pobres.

Juntamente com o sheik Rodrigo Jalloul, do Centro Islâmico da Penha, Julio Lancellotti distribuiu refeições durante o café de Natal e ressaltou a importância da ação coletiva que completa 40 anos. Ele destacou que, apesar das diferentes crenças religiosas dos participantes, a ação acaba sendo ecumênica devido à intenção de se aproximar, na data festiva, de uma parcela que tende a ficar ainda mais isolada.

Lancellotti enfatizou que a convivência com a população em situação de rua tem evoluído ao longo dos anos, adaptando-se às diferentes necessidades das pessoas. Ele expressou a esperança de que ações como essa se tornem cada vez menos necessárias, o que indicaria uma redução na quantidade de pessoas passando fome.

Sobre o plano nacional do governo federal para a população em situação de rua, Lancellotti destacou a importância do Ruas Visíveis, que irá dispor de R$ 1 bilhão. No entanto, ele ressaltou que a efetividade desse plano também depende da reação das prefeituras municipais.

Por fim, é importante ressaltar que as informações contidas nesse artigo foram obtidas por meio do repórter Lincoln Chaves, da TV Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo