Equipes de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Maceió realizam ações educativas sobre prevenção de doenças e cuidados com animais.

As equipes multiprofissionais (eMulti) de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Maceió estão comprometidas em desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde junto à população. Nesta terça-feira (26), a equipe eMulti Estratégia 8 mobilizou os usuários da unidade Galba Novaes com uma ação educativa, abordando o tema “Dezembro Vermelho, Dezembro Laranja: Saúde Única”.

A ação, coordenada pelo médico-veterinário da equipe, Lindomar Machado, teve como foco orientar os usuários do SUS sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), formas de controle e prevenção, além de realizar a testagem rápida para o HIV. Além disso, a abordagem também direcionou-se às causas de câncer de pele e formas de prevenção, tanto em humanos quanto em animais domésticos, como cães e gatos.

A ação educativa também abordou a saúde dos animais de estimação, incluindo cuidados como vacinação, controle populacional animal através da castração e guarda responsável, questões debatidas dentro da chamada Saúde Única, que compreende ações de saúde humana, animal e meio ambiente.

Para o médico-veterinário Lindomar Machado, “ações de educação em saúde são fundamentais para orientar a população acerca das medidas preventivas de controle e combate a doenças graves. Além disso, é importante falar sobre os cuidados com a saúde dos animais que temos em casa, pois isso ajuda a prevenir a transmissão de zoonoses, uma das preocupações principais da saúde pública”.

As equipes eMulti têm mantido sua atuação contínua junto às unidades de saúde, promovendo ações educativas e de prevenção em prol da saúde da população de Maceió. A abordagem do “Dezembro Vermelho, Dezembro Laranja: Saúde Única” demonstra o comprometimento das equipes em promover uma saúde integrada, que engloba tanto a saúde humana quanto a saúde animal.

As ações realizadas pelas equipes eMulti Estratégia 8 destacam a importância da atuação multiprofissional e da integração entre diferentes áreas da saúde para promover a prevenção de doenças e a promoção da saúde de forma abrangente. Este comprometimento reflete o empenho da Secretaria de Saúde de Maceió em oferecer um atendimento de qualidade e promover a saúde da população de forma integral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo