BNDES apresenta projeto de revitalização urbana para reverter esvaziamento populacional no Centro do Rio de Janeiro.

Um projeto inovador proposto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promete mudar o cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é reverter a tendência de esvaziamento populacional e degradação da região central da capital carioca, agravada pela pandemia de covid-19. O investimento para a realização desse projeto será de R$ 2 milhões e foi originado do Fundo de Estruturação de Projetos.

O estudo apresentado ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, tem como principal foco a revitalização de ativos imobiliários públicos subutilizados e seus entornos. O projeto conta com parcerias estratégicas da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR) e visa redefinir o panorama da região central, tornando-a mais habitável, verde e atrativa.

Inspirado em experiências nacionais e internacionais – Barcelona, Cidade do Cabo, Detroit, Nova York, Recife e Seul – o estudo apresentou propostas com estudo de viabilidade financeira, legislativa e estratégias jurídicas. O projeto não se limita apenas ao centro histórico, alcançando também outras regiões administrativas, como a região portuária (Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Caju) e a região entorno da Avenida Francisco Bicalho, incluindo a Estação Leopoldina, desativada desde 2002.

Além disso, foram pensadas quatro categorias de imóveis para o projeto: âncoras do território, reforço a atividades, “acupuntura urbana” e retrofit ou reconversão imobiliária. O projeto prevê intervenções em edificações e terrenos em diversas localidades da capital fluminense, transformando espaços vazios e degradados em áreas dinâmicas e pulsantes.

A iniciativa não esquece da necessidade de adaptação climática para tornar a região resiliente ao calor extremo. O projeto propõe a criação de espaços verdes, sombreamento de vias, drenagem eficiente de águas pluviais e infraestrutura sustentável, incluindo a construção de telhados verdes.

O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, ressaltou que o estudo é público e que os proprietários dos imóveis podem procurar o banco para propor a estruturação de projetos. Além disso, ele afirmou que já estão estruturando o Palácio do Itamaraty como exemplo de intervenção.

Ao todo, 46 imóveis do município, estado e União foram categorizados para intervenções específicas, visando devolver os ativos à cidade e fortalecer a centralidade da região. O chefe do Departamento de Estruturação de Projetos com Ativos Imobiliários Públicos do BNDES, Osmar Lima, ressaltou a importância de trazer mais pessoas para o centro da cidade e transformá-lo em um local verde e agradável.

Em resumo, o projeto proposto pelo BNDES promete revolucionar o cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro, trazendo vida e vitalidade para a região central. Com investimentos e intervenções estratégicas, a expectativa é que a cidade ganhe um novo fôlego, atraindo mais habitantes e promovendo um ambiente mais agradável e atrativo para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo