IMA promove ação de educação ambiental nas piscinas naturais de Pajuçara durante o projeto Nossa Praia Verão 2023/2024.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) realizou nesta quinta-feira (28) mais uma ação do projeto “Nossa Praia Verão 2023/2024”. O local escolhido foi as piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió, Alagoas. O foco principal da ação foi orientar banhistas e jangadeiros, além de ressaltar a relevância de práticas conscientes para a preservação dos ecossistemas recifais.

Durante a ação, foram realizados monitoramento e fiscalização para detectar possíveis irregularidades cometidas por jangadeiros e equipes de mergulho, com atenção especial à Piscina do Amor, uma área protegida pela resolução n° 97/2015 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A presença de banhistas nessa piscina não é permitida, mas casos de descumprimento das normas estabelecidas têm sido frequentes, o que motivou a fiscalização rigorosa do IMA.

A assessora ambiental do IMA, Mirella Cavalcante, relatou ter observado diversas pessoas alimentando animais marinhos, uma prática desaconselhada devido ao impacto negativo que causa no ecossistema local. Ela destacou que o uso de alimentos inadequados, como pão, ração de peixe e frutas, prejudica a fauna local e reforçou o alerta para que os banhistas evitem alimentar os animais.

O consultor ambiental Meraldo Rocha abordou as responsabilidades do instituto nessas ações, ressaltando que o IMA tem um papel fundamental na educação ambiental e no controle das embarcações não motorizadas. Além disso, o IMA atua na prevenção de danos aos recifes de corais, evitando a ancoragem ou fundeio das embarcações nessas áreas.

A abertura do projeto “Nossa Praia Verão 2023/2023” ocorreu no dia 17 de dezembro, na Rua Fechada, em Ponta Verde, e foi realizada pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM). Durante o verão, as praias de Alagoas atraem um grande número de banhistas, tanto turistas quanto locais, o que motivou o Instituto a implementar ações semanais para conscientizar as pessoas e ressaltar a responsabilidade individual na minimização dos impactos ao meio ambiente.

Desde 2015, o projeto “Nossa Praia” vem sendo realizado, buscando sensibilizar banhistas e comerciantes para a preservação das praias em Alagoas. A iniciativa inclui a distribuição de materiais socioeducativos, como cartilhas e jogos, além de mutirões de limpeza em diversas regiões costeiras. A abordagem criativa do projeto visa não apenas fornecer informações relevantes sobre a importância da conservação ambiental, mas também tornar a experiência mais agradável e educativa para os participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo