Plataforma IdeiaSUS Fiocruz reúne 443 experiências de imunização no SUS, visando superar desafios da atualidade e retomar altas taxas de cobertura vacinal.

A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz alcançou um marco importante ao incorporar 443 experiências inovadoras sobre imunização no Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 3.100 práticas de saúde sobre diferentes temáticas e territórios do sistema. Essas práticas refletem a atenção primária à saúde, atenção hospitalar, saúde mental e atenção psicossocial, entre outros segmentos do SUS, atingindo milhões de pessoas em todo o país.

As práticas vêm de todo o Brasil, dos 27 estados e de 839 municípios, mostrando a diversidade e abrangência das ações de saúde no país. As novas experiências sobre imunização originaram-se da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, do Ministério da Saúde, que busca qualificar a Política Nacional de Imunização e aumentar as taxas de cobertura vacinal no país.

As práticas inovadoras incluem ações como a equipe de multivacinação em um município do Acre, estratégias criativas de vacinação contra a covid-19 e busca ativa para alcançar a meta da campanha nacional contra a poliomielite. Essas ações reforçam a importância das campanhas de vacinação, utilizam comunicação em saúde e educação permanente para combater a hesitação vacinal e implementam recursos inovadores para alcançar populações mais distantes.

Essas experiências também agregam estratégias de fortalecimento das ações de imunização, compartilhando pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização nos territórios do SUS. Um dos desafios atuais é a hesitação vacinal, que está ligada à desinformação em redes sociais e à baixa percepção de risco de algumas doenças.

Dados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal mostram que quase 20% dos entrevistados acreditam que não precisam de vacinas para doenças que não são mais comuns, 24% consultam fontes das redes sociais antes de decidirem se vacinar, 72,8% têm medo de efeitos colaterais e 37,6% têm medo de agulha.

Esses números destacam a importância de combater a desinformação e aumentar a conscientização sobre a importância da imunização. O trabalho realizado pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e as experiências inovadoras incorporadas refletem a busca por soluções eficazes e criativas para promover a imunização no país, enfrentando os desafios atuais e garantindo a saúde de toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo