Saúde de Alagoas apresenta avanços em 2023 com maior atendimento à população e ampliação de serviços Média de atendimentos aumenta 25% em relação a 2022, com mais de 740 mil alagoanos atendidos.

Saúde avança em 2023 com mais serviços e melhor atendimento à população

A Saúde de Alagoas deu importantes passos no ano de 2023. Foram dezenas de ações que possibilitaram a ampliação do atendimento em saúde à população. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou aumento na procura pelos serviços oferecidos em toda a rede, com um acréscimo de 25% no quantitativo de atendimentos neste ano comparado a 2022. Mais de 741 mil alagoanos foram atendidos em 2023, resultado dos esforços contínuos para levar serviços qualificados à população e também da abertura de novos espaços. Todos esses dados foram apresentados pela Sesau, em encontro com o governador Paulo Dantas, na manhã desta quinta-feira (28). A reunião foi híbrida e contou com a participação virtual de alguns secretários do Estado.

A expansão da rede hospitalar e ambulatorial realizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Sesau, contribuiu para ampliação da contratação de profissionais e a melhoria do atendimento da população. A estrutura do Estado conta atualmente com nove unidades hospitalares, cinco UPAs, duas Clínicas da Família, Hemoal e um Centro de Diagnóstico e Imagem. Foram realizados mais de 475 mil exames, 40 mil internamentos, 21 mil cirurgias, 1500 atendimentos a vítimas de violência e 200 mil atendimentos pelo Hemoal durante o ano de 2023.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro fez um comparativo assistencial da produção ambulatorial das unidades onde foi registrado um crescimento de 88,7% nas consultas e exames entre 2022 e 2023. Em 2022 foram 134 mil marcações, enquanto esse ano foram 253 mil marcações, um aumento no registro de pacientes regulados. Em 2022, 20.158 pessoas foram reguladas. Já em 2023, foram 30.447 – um crescimento de 51% nas regulações hospitalares realizadas. Em relação ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o Estado conseguiu aumentar o número de pacientes atendidos de 981 em 2022 para 1.836 em 2023, reduzindo o valor gasto, uma economia de quase R$ 2 milhões em relação ao primeiro semestre de 2023.

O secretário também destacou a consciência financeira de conseguir organizar de maneira muito integrada para que não onerasse aquilo que a população já tinha. Na reunião, foi enfatizado o planejamento para que em 2024 a rede possa abrir ainda mais procedimentos de média e de alta complexidade, e que se possa fazer política pública com mais qualidade e com os recursos mais otimizados, que é a determinação do governador Paulo.

O secretário garantiu que o estado estará entregando no primeiro semestre de 2024, o Hospital do Agreste, em Palmeira dos Índios, além das UPAs de Coruripe e Marechal Deodoro. Ele ainda destacou a importância do diálogo permanente com o Governo Federal para garantir recursos e também o trabalho efetivo com toda equipe da Sesau para otimizar as verbas que chegam até a secretaria, asseguradas pelo estado e monitoradas com toda responsabilidade.

O governador Paulo Dantas agradeceu o empenho e parabenizou a equipe da Sesau pela transparência na apresentação dos dados da secretaria. “Vamos agora fazer o planejamento para o ano de 2004, para que a gente até o dia 15 de janeiro possa apresentar esse planejamento a todas as secretarias, pedir também às empresas, as indiretas e estatais para apresentar todo esse planejamento também. Com tudo isso para que possamos continuar levando serviços qualificados para a população”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo