Ícone do site Pauta Capital

IMA destaca a importância das Unidades de Conservação municipais em Alagoas e seus benefícios para a biodiversidade e o turismo local.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) reforçou a importância da criação de Unidades de Conservação (UCs) municipais em Alagoas. Segundo o IMA, essas iniciativas trazem impactos positivos à biodiversidade local e regional, podendo até mesmo fomentar a obtenção de recursos financeiros.

De acordo com dados oficiais do IMA, Alagoas possui 13 UCs federais, 84 estaduais e 4 municipais. No entanto, o órgão destaca a importância da colaboração dos municípios na criação de novas UCs. Atualmente, as UCs municipais reconhecidas em Alagoas são: Parque Municipal de Maceió, Parque Municipal Marinho de Paripueira, Parque Ecológico da Pedra do Sino em Piranhas e a Estação Ecológica da Serra dos Frios em União dos Palmares.

Segundo Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação do IMA, a criação de uma UC municipal inicia com a delimitação da área e a apresentação de justificativas, que envolvem estudos técnicos para identificar os elementos a serem protegidos e conservados, tanto em termos bióticos quanto abióticos, além das questões socioambientais que possam se inserir no contexto da área pretendida.

A Estação Ecológica da Serra dos Frios, criada recentemente em União dos Palmares, serve como exemplo de UC municipal bem-sucedida. A área era alvo de queimadas, desmatamento e caça predatória, o que motivou o município a solicitar orientações ao IMA para a criação da ESEC.

A criação de uma UC municipal não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também pode impulsionar o turismo ecológico na região. Além disso, existem políticas de incentivos, como a Compensação Ambiental, o ICMS Verde e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que podem repassar recursos financeiros para incentivar práticas sustentáveis e a preservação dos recursos naturais.

O IMA ressalta que os municípios que necessitam de apoio e informações para a criação de uma UC podem entrar em contato com o órgão, que poderá instruir sobre os trâmites necessários. Para mais informações, basta acessar o Portal IMA + através do link: https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar.

Sair da versão mobile