Ícone do site Pauta Capital

Aeroportos brasileiros têm previsão de grande movimento para o fim do ano, com mais de 3 milhões de passageiros esperados.

O período entre o Natal e o Ano-Novo é conhecido por registrar um grande fluxo de passageiros nos aeroportos de todo o país. Com a chegada das festas de fim de ano, os terminais aéreos se preparam para receber milhões de pessoas que estão viajando para passar as comemorações em outros locais. Dentre os principais aeroportos, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, estima a circulação de 1,5 milhão de passageiros em voos nacionais e internacionais durante este período. No Aeroporto Internacional de Brasília, a expectativa é de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas que ainda poderão embarcar durante todo o mês de dezembro.

Já o Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, prevê a movimentação de 337,7 mil passageiros em 3.155 voos programados entre 15 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024. Enquanto que no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, a previsão é de uma movimentação de 245.775 mil passageiros somente entre os dias 28/12/23 e 02/01/24.

Com o aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos, é fundamental que os viajantes redobrem os cuidados para não perderem seus voos. A principal recomendação é chegar no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência para voos domésticos e 2 horas e meia para voos internacionais. Além disso, é importante ter em mãos um documento de identificação com foto, como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho, lembrando que o documento digital também é aceito.

Para quem estiver viajando com menores de 16 anos, é necessário ficar atendo aos requisitos de documentação e autorização para viagem. Além disso, é importante confirmar com a companhia aérea as regras para bagagem de mão, que possui dimensões máximas e peso limite específicos. Itens como armas de fogo, objetos cortantes, ferramentas e substâncias perigosas são proibidos de serem transportados na bagagem de mão.

Para facilitar a viagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oferece informações sobre os direitos e deveres dos passageiros, além de disponibilizar atendimento eletrônico pelo WhatsApp. É recomendável que o passageiro realize o check-in online antes de sair de casa, ou utilize os totens de autoatendimento nos aeroportos. Com a devida atenção e cuidado, viajar neste período movimentado pode ser mais tranquilo e seguro para todos os passageiros.

Sair da versão mobile