IPLAN de Maceió impulsiona transformações urbanas e inclusão social através de projetos inovadores e parcerias estratégicas

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) tem se destacado como um agente fundamental na modernização e inclusão da cidade de Maceió. Sua atuação tem sido crucial para o desenvolvimento de projetos urbanos inovadores, como o Boulevard São Gonçalo, no bairro Farol, que oferece áreas de lazer de alta qualidade, com playgrounds, espaços para pets, áreas de convivência e uma rota acessível. Essas iniciativas refletem o compromisso da cidade em promover uma qualidade de vida superior para seus cidadãos.

Além disso, Maceió também se destaca por suas iniciativas sociais, como a Quadra NBA no Vergel do Lago, fruto de uma parceria entre a NBA, a Prefeitura de Maceió, a Gerando Falcões e o Instituto Mandaver. Esta iniciativa demonstra como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa na transformação de comunidades. Outros espaços públicos inclusivos, como o Parque da Criança, Praça Lions e Santa Lúcia, reforçam o compromisso da cidade em promover a inclusão social.

O Iplan também está liderando a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) para a Orla Marítima, conhecido como Programa Orla. Este programa busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros, visando não apenas melhorar a qualidade de vida dos moradores, mas também impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e atrair investimentos.

Além disso, o Iplan tem investido em eficiência pública e busca por soluções inovadoras, com investimentos significativos na cultura orientada de dados. O Guia Setorial de Dados do Iplan Maceió foi criado com o objetivo de orientar o uso de dados, reunindo informações sobre fontes disponíveis e oferecendo diretrizes sobre coleta, processamento e análise de dados.

A atuação do Iplan também foi reconhecida internacionalmente, com a apresentação de iniciativas da pasta em eventos renomados, como o São Paulo International Summit 2023, o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, a 16ª Conferência Internacional em Governança Eletrônica da Universidade das Nações Unidas (ICEGOV), o 6º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, o 3º Encontro Anual do Fórum Unicidades e a reunião anual da Cities Coalition for Digital Rights em Bordeau.

O diretor-presidente do Iplan, Antonio Carvalho, foi indicado pelo governo brasileiro e escolhido pela ONU Habitat para integrar um seleto grupo de 30 especialistas globais encarregados de redigir diretrizes internacionais para cidades inteligentes com foco nas pessoas.

A atuação do Iplan tem sido fundamental para a modernização e inclusão de Maceió, posicionando a cidade como um exemplo de modernidade e qualidade de vida. Com projetos urbanos inovadores, parcerias sociais e atuações reconhecidas internacionalmente, o Iplan tem se destacado como um órgão fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo