De acordo com dados fornecidos pela gerência de Atendimento do órgão, a Equatorial Alagoas foi a empresa mais reclamada, respondendo por 7,26% do total de reclamações. Em segundo lugar, a BRK foi alvo de 5,64% das reclamações, com os principais problemas apontados pelos consumidores relacionados a cobranças indevidas, renegociação e parcelamento de débitos, e serviços não fornecidos. Já o Banco Bradesco registrou 4,12% das reclamações, com questões que envolvem cobranças indevidas, renegociação e parcelamento de débitos, e publicidade enganosa.
“A população de Maceió tem como principais demandas na área do consumo os serviços essenciais como água, energia e serviços bancários, que representam a necessidade real do consumidor. As empresas devem atentar para o aprimoramento do relacionamento com os consumidores, assim como do atendimento à legislação consumerista”, pontuou a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.
A divulgação desses dados é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços. Além disso, é importante para que o Procon Maceió possa atuar na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma efetiva.
“Com esta divulgação, reforçamos o compromisso com a transparência e ressaltamos a importância dos consumidores registrarem suas reclamações nos canais oficiais do Procon Maceió”, finalizou Cecília Wanderley.
Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e também pelo 0800 082 4567. A sede do órgão está localizada na Rua Sá e Albuquerque, 235 – Jaraguá, com horário de atendimento de segunda a sexta, de 8h às 14h.