Professora de MBA em Gestão Escolar defende TCC sobre bilinguismo em escola municipal de Pilar na Universidade de São Paulo.

A cidade de Pilar, localizada no estado de Alagoas, é a pioneira no Norte e Nordeste do Brasil a ter uma escola municipal bilíngue. Inaugurada em fevereiro do ano passado, a escola já é referência para educadores em todo o país. Tanto que o projeto da Prefeitura de Pilar foi escolhido como tema de conclusão de curso de MBA em Gestão Escolar pela PECEGE ESALQ/USP, pela aluna Erika Verdinassi, que irá defender seu trabalho de conclusão de curso (TCC) na Universidade de São Paulo no mês de janeiro.

A escola bilíngue de Pilar oferece ensino bilingue a 119 estudantes do 1º ano do ensino fundamental, fornecendo certificados internacionais de proficiência em Inglês. A autora do TCC, Erika Verdinassi, que também é professora e aplicadora de certificados internacionais de proficiência em Inglês, ressalta a importância do bilinguismo na educação básica e afirma ter se apaixonado pela iniciativa da escola bilíngue em Pilar.

Os números apresentados destacam o papel fundamental da escola bilíngue em Pilar. Apenas 10% da população brasileira com idade entre 18 e 24 anos domina a língua inglesa, e apenas 3,5% daqueles entre 30 e 50 anos conhecem o idioma. Esses dados mostram a importância de oferecer educação bilíngue, tornando o aprendizado do inglês mais acessível para todas as camadas da população.

A professora Erika Verdinassi ressalta que a escola bilíngue de Pilar atende a critérios para garantir a inclusão social, como a frequência mínima obrigatória no ano anterior à matrícula e renda familiar não superior a três salários mínimos. Ela destaca que o estudo bilíngue ainda é limitado à classe A e que a iniciativa da escola bilíngue em Pilar mostra que o poder público também pode oferecer esse tipo de ensino.

O prefeito de Pilar, Renato Filho, enfatiza que a metodologia da escola não se limita à gramática, permitindo que os alunos aprendam inglês de maneira natural e contextualizada. Ele destaca a importância da educação bilíngue em um mundo que exige cada vez mais capacitação. A expectativa agora é que a pesquisa de Erika Verdinassi, que será apresentada em janeiro, possa influenciar e ampliar a discussão sobre a importância do bilinguismo na educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo