Grupo Técnico Científico da Sesau se reúne para avaliar situação da Covid-19 em Alagoas

O Grupo Técnico-Científico da Secretaria de Estado da Saúde realizou sua primeira reunião do ano de 2024 para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Alagoas. O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (03), reuniu técnicos, médicos, gestores e outros profissionais da saúde, que se reúnem desde março de 2020 para analisar e ponderar os quadros de doenças infectocontagiosas, além de outros temas pertinentes à saúde pública.

Durante a reunião, foi discutido o aumento no número de casos de Covid-19, com 331 casos confirmados na segunda semana de dezembro, 797 na terceira e 839 na quarta semana, resultando em quatro óbitos. Apesar do acréscimo nos números, o infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, reforçou que o quadro está sendo monitorado pela gestão estadual e não representa uma situação grave.

O médico também salientou a importância da vacinação e dos cuidados de segurança para conter possíveis surtos. Ele destacou a necessidade de completar os esquemas vacinais, seguir as orientações de segurança, como o uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações, além de realizar o teste para Covid-19 em casos de sintomas gripais. Oliveira reforçou a importância de respeitar o isolamento em caso positivo e procurar unidades de saúde frente a qualquer agravamento dos sintomas.

Os óbitos registrados ocorreram em casos de pacientes que já possuíam alguma comorbidade. O infectologista ressaltou a importância de pessoas que fazem parte de grupos de riscos, como idosos, imunossuprimidos e crianças menores de cinco anos, seguirem as orientações médicas e completarem o calendário vacinal.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância da imunização e da prevenção. Ele destacou a recomendação do governador Paulo Dantas para atenção à imunização dos alagoanos e ressaltou a necessidade de não se deixar levar por fake news e desinformação, tomando todas as vacinas como forma de proteção, sem entrar em pânico em relação à Covid-19. “Estamos atentos e agindo preventivamente”, afirmou o secretário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo