A Lei teve origem no Projeto de Lei 6498/16, apresentado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), sendo aprovado pela Câmara dos Deputados em 2017 e pelo Senado Federal em 2022. A pedagogia da alternância teve início na França em 1935, sendo criada por camponeses. O seu objetivo é intercalar momentos de atividade escolar com períodos de prática no campo, buscando a formação integral do aluno por meio do intercâmbio de experiências em ambientes teóricos e práticos.
No Brasil, a pedagogia da alternância foi implantada pela primeira vez em 1969, no Espírito Santo. Com isso, a medida visa aprimorar o ensino nas regiões rurais, possibilitando uma formação mais completa e integrada dos estudantes.
Essa inclusão na LDB representa um avanço na educação rural, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos de forma equilibrada, atendendo às demandas específicas desse contexto.
Com essas mudanças, espera-se que a educação rural no Brasil seja fortalecida, garantindo que os estudantes dessas regiões tenham acesso a uma formação de qualidade e alinhada às suas necessidades e realidades.
Por: Redação. Com informações da Agência Senado.
* O texto não cita a fonte para efeito de reescrita.